USP lança o livro Cientistas de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto ganha uma obra inédita que visa estreitar as relações entre a academia e a sociedade. Trata-se do livro “Cientistas de Ribeirão Preto”. A obra idealizada pelo prefeito do campus da USP em Ribeirão, José Aparecido Da Silva, e realizada por Rosemary Conceição dos Santos, reúne 104 perfis de cientistas locais que tiveram seus artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. “A idéia do livro é revelar quais atitudes pais, professores e amigos podem ter para influenciar o melhor possível a escolha de uma carreira para o estudante e o quanto é preciso acreditar em si para, muitas vezes, se realizar o sonho de infância”, explica Da Silva.
Além disso, o livro mostra como as experiências acadêmicas no exterior reafirmam que o conhecimento só tem a ganhar com a troca de informações intelectuais, técnicas e culturais entre os cientistas. Os cientistas “perfilados” indicam livros, filmes e músicas que lhes foram fundamentais em diversos momentos de suas vidas, revelam o lado humanístico e sensível que alicerça tudo o que são.
O livro sai no momento em que levantamento da CAPES, órgão do Ministério da Educação de fomento à pesquisa, reforça a excelência da USP Ribeirão como a quarta mais importante universidade do País no número de trabalhos publicados nas áreas de saúde e ciências biológicas. Reunidos neste livro, os cientistas também representam os que, em Ribeirão Preto, produzem 4% de toda a produção científica nacional, ajudando, portanto, o Brasil a alcançar 1,8% da produção científica mundial.
O livro foi distribuído aos calouros da USP este ano. Da Silva espera que a Universidade obtenha, com isso, um maior entrosamento entre professores e alunos e, dessa forma, haja um incremento no interesse para a iniciação científica.
O lançamento do livro será no próximo dia 7, às 19h30, na livraria Paraler Megastore, do Ribeirão Shopping.

Escrito por: Serviço de Comunicação Social da PCARP
Inserido em 05/03/2007