Notícias PCARP


1º Prêmio Caio Prado Júnior

1º Prêmio Caio Prado Júnior

A Editora Brasiliense S/A. por ocasião das comemorações do centenário de nascimento de seu fundador e principal editor, Caio Prado Júnior, e para homenagear sua memória, incentivar a cultura no país e difundir trabalhos de excelência acadêmica junto ao público em geral, lança a partir de 01/03/07 até 30/06/07, o 1º Prêmio Caio Prado Júnior - Edição 2007 sobre a temática Brasil Contemporâneo - Século XXI.
Este Concurso de abrangência nacional contemplará as categorias Projeto Gráfico e Conteúdo Editorial, com duas premiações. Deste modo, o projeto quer valorizar propostas que, de alguma forma, propiciem reflexões sobre os elementos que compõem a formação da Realidade Brasileira.
Poderá inscrever-se no 1º Prêmio Caio Prado Júnior, universitários a partir do 1º ano. Cada participante poderá inscrever quantos trabalhos desejar.
Cada participante deverá enviar pelo correio:
- 1 envelope identificado com pseudônimo, contendo o projeto em formato Word, montado com grampos metálicos ou plásticos e páginas numeradas.
- 1 envelope identificado com pseudônimo, contendo nome e endereço completos, telefone, correio eletrônico;
- Só serão aceitos projetos cujas postagens devidamente comprovadas, tenham sido efetuadas dentro do prazo estabelecido neste regulamento.

O material enviado não será devolvido e não serão admitidas modificações, substituições e ou complementos referentes a obra após sua entrega.

Na categoria Projeto Gráfico, será selecionado 1 (um) trabalho. Na categoria Conteúdo Editorial, serão selecionados 5 (cinco) trabalhos, que formarão uma coletânea.

A Editora Brasiliense S/A nomeará a Comissão de Seleção dos projetos, formada por cinco notórios especialistas da atividade literária brasileira e de sua total e exclusiva responsabilidade. Os pareceres não serão disponibilizados.

A divulgação do resultado do 1º Prêmio Caio Prado Júnior será feita pela internet no site da Editora Brasiliense S/A ( www.editorabrasiliense.com.br ) a partir do dia 30 de Setembro de 2007.

O proponente que tiver seu projeto selecionado será notificado pela Editora Brasiliense S/A para contratação nos termos e valores determinados em contrato.

O Prêmio será a publicação do livro composto pelo projeto gráfico vencedor e pela coletânea dos 5 (cinco) trabalhos selecionados e fará parte do rol na galeria dos nossos renomados escritores.

O lançamento está previsto para o dia 21/11/2007 com divulgação nacional.

Para avaliação do Projeto de Conteúdo Editorial, será levado em consideração textos inéditos, informativos e ou analíticos, profundidade e abrangência, originalidade e linguagem coloquial não acadêmica, comprometimentos com o Brasil Contemporâneo - Século XXI.

Para o Projeto Gráfico será levado em consideração aquele que se adequar ao tema, que tenha originalidade na capa, na proposta de diagramação e paginação e outros eventuais elementos gráficos a critério do concorrente, cuja palavra final será do conselho editorial que poderá sugerir alterações.

Não serão aceitos projetos com discriminação e marginalização racial, étnica, religiosa e de gênero, como também aqueles descomprometidos com a preservação ambiental.

Do Projeto
Categoria Projeto Gráfico

O Projeto Gráfico deverá levar em consideração:
- a temática da obra;
- o fato de ser uma coletânea de cinco artigos de distintos autores
- a previsão aproximada do número de páginas, em torno de 150 no total;
- as dimensões da obra: 14 x 21 cm.

O Projeto Gráfico inclui:
- capa, quarta capa, lombada e orelhas de capa, estas com 8 cm de largura
- projeto para miolo do livro, a saber:
- tamanho da mancha;
- fonte do texto;
- aspecto da página de rosto, sumário, aberturas de capítulos e subcapítulos;
- cabeços e numeração das páginas

Conteúdo Editorial
Nesa categoria serão selecionados 5 (cinco) trabalhos. Os textos deverão ter no máximo 40 laudas. Entende-se por 1 (uma) lauda, texto equivalente a 25 linhas com 70 toques cada um 1750 caracteres. Os textos deverão ser entregues impressos.

Apresentação do conteúdo do trabalho a ser desenvolvido e finalizado, digitado em espacó 1,5, fonte times New Roman 12, margens 2,5 cm , impressas numa só face de folhas A-4 ou Letter numeradas.

Endereço para envio:
Prêmio Caio Prado Júnior
Editora Brasiliense S/A
Rua Airi, 22
03310-010 - São Paulo - SP

Par dúvidas, entrar em contato com a editora através do endereço eletrônico: premio@editorabrasiliense.com.br

Escrito por: GABINETE
Inserido em 13/04/2007