NOTA DE ESCLARECIMENTO - Restaurante Universitário 05/05

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Campus USP de Ribeirão Preto esclarece à Comunidade USPIANA que, em virtude do Programa de Incentivo à Demissão Voluntária, alguns setores da Universidade foram afetados, entre eles, o Restaurante Central do Campus de Ribeirão Preto. A equipe remanescente do “REFA”, em janeiro de 2015, comunicou à Administração a impossibilidade de produção de todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar).

Justificaram que a adesão de 5 (cinco) funcionários ao PIDV, somada ao número elevado de funcionários com restrições médicas decorrentes de doenças ocupacionais, inviabilizaria especialmente o jantar, pois sobrecarregaria em demasia os funcionários habilitados, fato que poderia implicar em outras obrigações para a Universidade. Numa das reuniões com a equipe técnica local, ficou acordado que os funcionários do Restaurante continuariam se responsabilizando pelo oferecimento do café da manhã e almoço, e não mais pelo jantar, pela diminuição da capacidade produtiva.

A presente situação foi comunicada à CODAGE que imediatamente acionou o Departamento de Finanças conjuntamente com a Procuradoria Geral para dirimir o assunto. Em relação à reposição de funcionários, foi reiterado o impedimento legal de contratação pelo prazo de dois anos, conforme o disposto do Artigo 15 da Resolução nº 6987, de 13 de novembro de 2014.

Após várias discussões, decidiu-se adquirir comida processada e transportada nos padrões de self service, à semelhança do que já ocorre na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. No entanto, até que se cumprisse todos os trâmites legais exigidos para uma licitação dessa natureza e que, sobretudo, não causasse prejuízo aos alunos devido ao lapso temporal entre a data de desligamento dos referidos funcionários e a contratação de empresa terceirizada, a Universidade, zelando pelo bem-estar dos alunos, resolveu provisoriamente oferecer o jantar por meio de marmitex, tal como já ocorreu, com sucesso, em períodos de recesso. O fornecimento do marmitex também tem que atender às normas da vigilância sanitária que impede o seu transporte para consumo em outro local.

A população de usuários do Restaurante Universitário é flutuante, o que torna difícil o cálculo do número de marmitex necessário diariamente. Vários esforços têm sido empreendidos para previsão que minimize desperdícios, atendendo, todavia, instrução superior de que não falte alimentação.

Tendo em vista a ação intempestiva dos alunos na noite de ontem, 4 de maio, invadindo o Restaurante Central, apropriando-se indevidamente das refeições, causando, dessa forma, embaraço à Administração, COMUNICAMOS que os dirigentes do Campus USP de Ribeirão Preto, reunidos nesta manhã de 5 de maio de 2015, decidiram, em conjunto, a suspensão do fornecimento de jantar por tempo indeterminado até o recebimento de sugestões para o aprimoramento da prestação deste serviço que, como foi esclarecido, será temporário pelo período de 2 meses.

Inserido em 05/05/2015